sábado, 13 de março de 2010

Ainda sobre Avatar - O filme

Tenho certeza de que alguém poderá achar minha opinião sobre o filme, expressa abaixo, um tanto radical. Porém como assisto, leio e ouço muita coisa (meu gosto é bastante eclético), tenho uma vasta base pra me apoiar. Senão vejamos:
- O tema sobre a comunhão do homem com o mundo que o cerca como algo vivo e real, só para dar um exemplo recente da exploração da idéia e da forma como foi colocada no filme: O tema é abordado no desenho animado AVATAR - A lenda de Aang, da produtora Nickelodeon. Ano 2 - Livro da Água episódio The Swamp (O Pântano). A única originalidade acrescentada por Camerom foi a forma desse contato, no caso terminais nervosos ocultos por dentro da trama de cabelos, como um plug USB.
- O visual das montanhas Aleluia aparece numa história em quadrinhos do final dos anos 80, não me lembro o autor, mas cujo titulo é Guerra Entre Luz e Treva. Alias, uma grande história, muito bem desenhada e com um roteiro fantástico.
- A abordagem do conflito entre o poder econômico e a natureza já foi explorado pelo próprio autor em outro filme, usando o mesmo ator e a mesma estrutura narrativa, em sua passagem pela franquia Alien.
O filme em si continua sendo algo que maravilha aos olhos, porém sua concepção narrativa foi muito fraca.

Nenhum comentário: