domingo, 16 de novembro de 2008

Batman - Cavaleiro das Trevas

Ainda não havia assistido até agora, mas já tinha ouvido alguns comentários.
Diziam que o ator Heat Ledger roubava todas as cenas e coisas parecidas.
Acabei de assistir o filme agora.

É o melhor filme de Batman que já assisti até hoje. Só tenho um qualificativo para ele: FANTÁSTICO!

Ele resume de forma magistral os elementos incorporados a história por Frank Miller (Cavaleiro das Trevas) e depois por Alan Moore (Piada Mortal).

Eu sempre imaginei que a voz do Batman seria como a de Clint Eastwod. A interpretação de Christian Bale capta isso de forma incrível! Perfeita. Sua voz quando está com a máscara é um rosnar furioso de um homem marcado pelo ódio. A tempestade de um íntimo ferido... E ele avança como tal. Quebra ossos e derruba seus adversários como se fosse um rolo compressor, um ser indestrutível e sem limites, mas no final é apenas um homem que pode se ferir, que falha e que pode sofrer.
É emblemática a sequencia inicial, quando após uma luta cheia de altos e baixos ele consegue dominar a gang do Espantalho e os vigilantes da gang do Batman. Um deles o interpela furioso dizendo que queria apenas ajudar e o Batman se afasta dizendo que não precisa de ajuda. O Espantalho (que é um psiquiatra) responde que o diaganóstico dele é diferente.
Bruce Wayne é sim um homem enlouquecido, representa exatamente o oposto do Coringa, porém é tão insano quanto ele.
Já a construção do personagem Coringa nesse filme é surpreendente. Cada aparição é um surto. Psicótico ao extremo! Apavorante! Nojento! Em alguns instantes chegou a me provocar náuseas. Nunca um personagem me provocou tanto asco e medo antes (a não ser o majestoso Hanibal de o Silêncio dos Inocentes). A interpretação é impecável! Pena que o ator teve uma morte tão prematura e estúpida.
A nota destoante fica por conta de Havey Dent. Uma caricatura grotesca do que poderia ter sido outro grande personagem, no final apenas um coitado ensandecido.
Isso não tira o brilho de um filme bem construído e sombrio do começo ao fim.

Nenhum comentário: