quinta-feira, 19 de julho de 2012

Untinkable (Inacreditável)

Assisti esse filme no último fim de semana. Fiquei chocado e com uma sensação ruim ao final.
Nunca vi antes o ator Samuel L. Jackson num papel tão desagradável, imoral, desprezível, um verdadeiro predador. O personagem não tem nenhuma consciência. Nada. É um torturador sem nenhum remorso pelo que faz. Age como todo bom especialista, com verve, algum humor e muita competência... Exceto no final, quando percebe que não vai conseguir dobrar o terrorista com nada do que fez. Nem mesmo ameaçando os filhos... E por isso mesmo, fazendo com que o terrorista deixe que as coisas terminem como planejou.
Planejou bem, alias, tudo o que fez. Quatro bombas nucleares, três a serem encontradas e uma quarta, oculta. Um gatilho para o pior. Um pior que realmente ocorre.
A ação das autoridades é ainda mais desprezível. A presunção é tão grande que até uma chance de negociação simples é posta de lado como uma utopia, uma ideia de doido. A solução é tachada como tão pueril que nem merece a consideração de uma análise por parte do Presidente. O desenlace é um rush infernal de escolhas erradas. De trapalhadas, de tomadas de posição contraditórias e incoerentes. Ninguém mais sabia o que estava fazendo ou das consequências finais daquela loucura, onde o único lucido aparente era o torturado, o terrorista, já ciente de que tinha de deixar o inimaginável acontecer pois a nação que ele tanto amava era na verdade uma utopia, um sonho distante.
A imagem final, quando a interrogadora profissional do FBI sai do prédio com as crianças, é emblemática. Cheia de dignidade, mas patética em sua incapacidade de evitar o que vem pela frente. O medo nos olhos dela e das crianças é algo chocante, comovente.
A guerra ao terrorismo é uma luta perdida.
Nós mesmos criamos os monstros que uma vez soltos não tem mais controle e são capazes de tudo.
Um filme inteligente e amargo.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Pra fazer inveja

Uma imagem da vista da janela do meu escritório hoje. Não é piada. estou trabalhando no topo do edifício mais alto da cidade.

Acho que fui recompensado pelo esforço e sofrimento de anos de trabalho em locais muito remotos...

Retorno

Voltei depois de uma longa ausência.
Meu último post foi a tradução e adaptação dos versos de uma musica do Uriah Heep. Dream On do disco Sea of Light. Um dos meus preferidos da banda.
Hoje a noite devo colocar alguns comentários sobre um filme que assisti neste fim de semana chamado de Untinkable.

terça-feira, 22 de março de 2011

Algo a respeito de sonhar e amar

Mais um poema a respeito de amor e sonhos...

Sonhe

Viajo nesta estrada por tanto tempo
Meus olhos estão cansados, mas eu prossigo.
O sol se põe com seus cabelos dourados
Eu preciso de um lugar para descansar
Apesar de estar longe de casa
Minha alma está com você

É difícil estar aqui fora sozinho
Tão longe, tão longe de casa
Eu preciso tocar e sentir sua pele
Para viver este sonho no sono novamente

Apesar de estar longe de casa
Minha alma está com você

Então sonhe e sonhe
A liberdade chega com o adormecer
Então sonhe e sonhe
Nos braços da noite
Sua sombra silenciosa sussurra gentilmente
Então sonhe e sonhe

Este quarto de hotel é um lugar solitário
É como um chamado noturno,
Eu preciso escapar
Então eu bebo com a minha solidão
Para dormir e sonhar novamente

Apesar de estar longe de casa agora
Minha alma está com você

E como eu caio Na escuridão da noite
Você vem me resgatar para Proteger-me em sua luz
Eu sinto o seu toque
A maciez de sua pele
Você me segura antes que O dia amanheça
Este sonho e tão real
Que meu coração pulsa e bate
E bate por você, só por você...

Apesar de estar longe de casa agora
Minha alma está com você

Então sonhe e sonhe
A liberdade chega com o adormecer
Sonhe, Sonhe
Nos braços da noite
Sua sombra silenciosa sussurra gentilmente
Então sonhe e sonhe
Sonhe…

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Africanas 1

Cheguei finalmente aqui. Moçambique.

Foram 18 horas de voo extremamente cansativas. Doze horas dentro de um Avião da SAA (South Africa Airwais), o restante em voos regionais, ou melhor, um voo internacional com jeito de local (Joanesburg a Moatize) e um regional (Moatize a Tete).

A pobreza por aqui assusta. Creio que a nossa pobreza é rica comparada com a miséria que existe aqi. A maioria das casas não tem nenhum tipo de conforto tais como água encanada e eletricidade. São barracos feitos em tijolo de barro cobertas com palha ou folha de zinco e com um único comodo. A única diferença é que não se amontoam como nas nossas favelas. Parecem mais aldeias, as choças são espaçadas umas das outras por alguns metros.

Na rua as pessoas fedem por não terem como se banharem regularmente. Ajuda também o calor na casa dos 45 graus. O fim do dia é triste. Acho que apenas 20% ou menos da população tem acesso à água encanada e algum tipo de esgoto. A culpa não é deles. São pessoas simples, mas simpáticas. Sisudas a principio, desconfiadas até, mas simpáticas. Muito educadas.

Costumam falar baixo e num português difícil. Apenas 40% da população é fluente nessa língua, apesar de ser a língua oficial do pais.

Já os brancos sul-africanos são um caso a parte.

Os malfadados africaners parecem um bando de hooligans. Falam alto, cospem no chão, fumam em lugares onde não é permitido, jogam lixo na rua, dirigem como pilotos de F1 e fazem toda sorte de barbaridades. São literalmente uns selvagens.

É um contraste interessante de observar. Um grupo educado, quase europeu de negros conversando mansamente em português e ao lado um grupo de brancos aos berros noutra mesa, cometendo toda sorte de descortesias. Uma inversão curiosa.

Outro aspecto curioso é observar as pessoas nas ruas. As mulheres vestem-se com grandes lenços multicoloridos enrolados nos corpos (não todas, pois algumas vestem-se como nós estamos acostumados a ver) e os homens parecem cabides em suas roupas estilo ocidental. Elegantes mesmo, só os que são muçulmanos, já que vestem longas batas e um chapéu simples.

O que está difícil é acostumar com a diferença de horário. Cinco horas para frente é de doer!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Estou de mudança de obra. Agora fora do pais, na África.
Projeto de Carvão de Moatize, Moçambique.
Apesar de estar ainda mais longe, agora estou em um lugar com mais infraestrutura. Pelo menos o hotel onde a equipe estará alojada tem mais suporte como internet banda larga e TV a cabo.
O lado ruim é que fora do desse local aparentemente não há mais nada.
Vamos ver como é que fica.
Abaixo vão duas fotos da região onde estava, no caso a vila de Catas Altas, junto a serra do Caraça, 7 km do centro de Barão de Cocais, a cidade onde estive "acampado" nos últimos 12 meses.


Apesar de muito bonito, como comentei anteriormente, essa região parece estar isolada do mundo.

sábado, 22 de maio de 2010

A Fênix - post final

Finalmente!
ALELUIA!
Consegui postar todo o livro A Fênix neste link. São 7 capitulos, divirtan-se.

O Bimerom - Livro 1 - Academia

Como prometi aqui vai o link para o primeiro livro da saga de Loki.

O link acima direciona para o primeiro capítulo. Dentro da pagina utlise o sitemap para visualizar os demais capitulos.

Divirtam-se

Mais tarde coloco o livro A Fênix completo.

Chateado

Estou iniciando outra estória a respeito de um dos personagens do meu romance O Bimerom.
Por falar nele, desculpe não ter colocado a disposição trechos dele e continuar a postar A Fênix.
Ainda hoje atualizarei ambos, colocando novos capitulos e trechos já revisados, provavelmente a versão final, aquela que enviarei para publicação.
Também começarei a colocar fotos sobre curiosidades sobre os locais por onde passo, e situaçõe interessantes que ocorrem no meu dia a dia na obra.
O motivo de tanta falta de empenho nesse blog, alias, tem sido a atual obra que tem me absorvido muito o tempo... E o lugar onde estou tem uma pessima conexão com a net. Estou isolado do mundo, numa cidade a menos de 100km de Belo Horizonte - MG.
Mesmo assim pareço estar perdido nomeio do deserto.
Não tem TV
Não tem internet
Não tem nada
É um saco!
Até mais!